Skip to main content

Vale a pena construir casas para vender?

O investimento em imóveis tem muitas formas e uma delas é a construção de imóveis para venda. Afinal, esse tipo de investimento vale a pena? A resposta é simples: tudo depende da forma que você fara negócio.Para os iniciantes, alguns passos podem evitar que o investimento vire prejuízo. Confira!

1 – Planejamento é sempre a base

Comece pelo essencial: a compra do terreno e o projeto da planta da casa que será vendida e então programe cada passo até a entrega das chaves. Um exemplo é a previsão do tempo a ser gasto: uma consequência direta das dimensões da obra e de como tudo foi planejado. Um projeto cuidadoso, feito em cima de um bom levantamento planialtimétrico e uma sondagem precisa da situação do terreno, são fundamentais para uma execução com menos imprevistos.

2 – Como e quando contratar uma construtora?

O mais comum em pequenas construções é contratar um engenheiro ou arquiteto responsável pela obra, porém dependendo da complexidade da obra e da disponibilidade de tempo do investidor para acompanhar tudo. Os prós ficam por conta de benefícios como o controle de prazo, controle de custos via contrato e qualidade de obra. Um contra pode ser o custo, que pode não ser competitivo quando comparado às pequenas empreiteiras.

3 – Saiba repassar os custos

Considere no valor de venda da casa todos os custos que ela irá acarretar.Custos de aquisição do terreno, imposto de renda sobre ganho de capital, corretagem, documentação completa entre outas despesas são comuns na hora de vender. Preveja tudo de modo que os gastos não superem os ganhos. A melhor forma é sentar e planejar com o seu corretor – um profissional qualificado nessa fase até o momento da finalização da venda é imprescindível!

4 – De olho no mercado imobiliário

A principal forma de fazer o seu investimento valer a pena após construir uma casa para vender, é prestar atenção na movimentação do mercado. É comum um imóvel valorizar com o passar do tempo. Pesquise e encontre a hora certa de vender, converse com profissionais de corretagem e acompanhe a avaliação de quanto vale seu imóvel. Em alguns cenários econômicos, quando a compra de imóveis está em baixa, vale mais a pena alugar e aguardar para vender, por exemplo.

5 – Consulte um especialista

É fundamental ter profissionais com quem você pode contar! Pessoas competentes e especializadas podem funcionar como uma verdadeira equipe para lhe auxiliar em cada passo. Arquitetos, corretores de imóveis e engenheiros vão contribuir com seus conhecimentos e experiência dentro de sua área de atuação, ajudando na hora decontrolar problemas técnicos ou mercadológicos e a proteger o seu patrimônio até o fim!

One thought to “Vale a pena construir casas para vender?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *