Skip to main content

Jardim Vertical na Varanda

Deixe a varanda de sua casa mais linda com um Jardim vertical na varanda.

Mas tem algo em seu interior que acusa, de vez em quando, a necessidade por um ar mais puro, raios solares, e a tranquilidade – que só pode ser obtida na natureza. Enquanto não se tem isso, que tal montar um jardim vertical na varanda?

Criando uma selva urbana

Sim, a natureza humana clama uma vez e outra pelo resgate das suas raízes. O problema é que o sistema de vida que criamos – e no qual muitos estão presos – nem sempre nos permite fixar residência perto de plantas e animais.

Na verdade, nem mesmo haveria espaço para tanta gente nas matas e florestas. O único jeito é dar uma fugida nos finais de semana para uma fazenda ou parque reserva ambiental.

Mas, no dia a dia, o que fazer? Bem, por esta razão é que são previstas áreas verdes dentro dos tecidos das cidades. Já dentro de casa, a opção é apostar em vasos de plantas e mini jardins. Inclusive uma tendência muito atual é a da ‘urban jungle’, que incentiva levar mais verde aos interiores. Quanto às varandas pequenas, uma ideia bacana é a da montagem de jardim vertical.

O que é jardim vertical e como montá-lo

Jardim vertical é uma forma diferente de compor um jardim, só que em áreas limitadas. Se não se tem muito espaço de solo para colocar vasos de plantas, podem-se pendurar eles em estruturas presas às paredes, cercas e muros. Pensando especificamente nas varandas, é uma ideia bem válida. Tem-se mais espaço de piso para os móveis, e o verde ainda estará presente no local!

Não é nada difícil montar um jardim vertical. Fazendo uma busca rápida na internet é possível ver vários bons exemplos. Em algumas imagens, veem-se jardins verticais com estruturas feitas de vasos de plantas comuns presos à pallets, grades e também em painéis especiais. Tem até jardim sendo montado com kits pré-fabricados próprios para este fim!

Quanto à escolha das plantas para compor um jardim vertical, daí a coisa complica. Isso porque tudo vai depender das condições ambientais. Uma coisa é certa, toda planta precisa de certa quantidade de luz e água, pois estes serão os seus alimentos.

Agora é saber o que o local escolhido para a montagem do jardim na varanda oferece e, assim, escolher as espécies compatíveis.

Relação jardins verticais e varandas

Tem coisas que você precisa analisar antes de montar um jardim vertical em sua varanda.

Por exemplo, ver se há alguma parede disponível para isso e se ela é forte o suficiente para aguentar toda a carga.

Pensar também em como serão regadas as plantas e estudar como essa água será coletada. E qual a cor e a textura que se quer obter das plantas, para compor a estética do quadro vivo.

Pense em tudo isso e comece seu projeto de jardim vertical.

Estas dicas de criação de jardim vertical foram desenvolvidas pela equipe Viva Decora.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *