Skip to main content

Mercado imobiliário, quando devo comprar um imóvel?

Tendência do mercado imobiliário para os próximos anos

O momento para investir num imóvel é agora: financiamentos com juros baixos e imóveis com preços estáveis. As principais justificativas para este cenário favorável do mercado imobiliário são a retomada do crescimento econômico no país, a definição do cenário eleitoral, o nível mais baixo da história da taxa Selic em 6,5% e a queima de estoques de imóveis novos.

A redução da taxa de juros, que vem sendo anunciada pelos bancos desde maio deste ano, tem estimulado o financiamento de imóveis. Na Caixa Econômica, a taxa mínima caiu de 10,5% para 9% ao ano em imóveis financiados através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% para 10% ao ano em imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

O Banco do Brasil reduziu a taxa de juros de 9,24% para 8,99% ao ano no SFH e de 10,15% para 9,35% ao ano na carteira hipotecária. No banco Bradesco, os juros foram reduzidos de 9,3% para 8,85% ao ano do SFH, e de 9,7% para 9,3% ao ano no SFI. Já os juros do Santander, de 9,49% foram para 8,99% ao ano no SFH e de 9,99% para 9,49% ao ano no SFI. No banco Itaú a taxa de juros foi para 9% ao ano no SFH e 9,5% ao ano no SFI. “Essa pequena diferença de juros, dentro de um financiamento de 20, 30 anos, faz uma grande diferença”, afirma o diretor-presidente da Frias Neto, Angelo Frias Neto.
Com esse cenário, os apartamentos a venda se tornam uma grande opção para aqueles que pensam em investir em um imóvel.

Porque devo comprar uma casa agora?

Segundo profissionais do mercado imobiliário e financeiro, não se sabe até quando os preços dos imóveis estarão estáveis e os juros baixos mantidos, já que, para ano que vem, prevê-se o aumento da taxa Selic para 8,5% ou 8%.

Rentabilidade do imóvel

Ainda, aproveitar o financiamento com juros baixos é ter também um retorno mais rápido do investimento do imóvel. Segundo um estudo do Index SP, divulgado pelo Imovelweb, a rentabilidade anual dos imóveis da cidade de São Paulo é maior que da poupança, ou seja, recuperar o valor gasto através do aluguel está bem mais rápido.

A pesquisa também divulgou que a estabilidade no preço de venda de imóveis e a recuperação no valor da locação foram determinantes neste cenário.

Procura casas a venda? Ou prefere apartamentos? A Frias Neto tem o Imóvel ideal para você! Entre no nosso site e confira nossas ofertas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *