Skip to main content

Penteadeira: funções para quarto infantil, de bebê e adulto

Veja como é possível usar penteadeira em quarto de bebê e como essa peça pode ser funcional em outros estágios da vida

Montar um quarto infantil, principalmente um quarto de bebê, é uma tarefa muito alegre e divertida. Para os pais é a oportunidade perfeita para eles oferecerem ao filho tudo que podem – em termos materiais –, visando o seu bom desenvolvimento e aprendizado.

Nos anos iniciais de vida da criança isso é fundamental. Afinal, é dentro desse seu próprio “mundo particular” que ela vai fazer suas primeiras descobertas de mundo.

Claudia Stach

Por que investir na decoração do quarto infantil?

Não é bobagem alguma a pessoa querer investir na decoração do quarto de seu pequeno. Aliás, é justamente o contrário!

Há pesquisadores da área médica que, inclusive, já chegaram a afirmar que móveis, ornamentos e brinquedos poderiam ajudar a meninada. Essas peças, supostamente, emitiriam estímulos que impactariam positivamente em seu progresso nas mais variadas áreas, como a sensório-motora.

Codecorar

Um exemplo importante nessa linha é o tipo de quarto de bebê decorado seguindo o método Montessori – que foi criado com base nos estudos de Maria Montessori.

Arquitetos e designers que baseiam suas decisões de projeto em pesquisas científicas e empíricas assim acreditam na importância de cada detalhe. Todo o objeto escolhido por eles tem que ter beleza, mas, acima de tudo, uma função.

Cristina Lembi e Bianchi & Lima Arquitetura

Dentro todos os itens mobiliários que devem ter num quarto infantil, um não pode faltar, que é a cama. Em seguida, vem o guarda-roupa, os gaveteiros e o criado-mudo.

MeyerCortez Arquitetura & Design e Mauren Buest

E para complementar o cenários, outras coisas mais são acrescidas ao conjunto visando criar cantos especiais para a criança se sentir estimulada a estudar, brincar e se conhecer melhor. Um que se pode citar é a penteadeira!

BG Arquitetura

Para que serve uma penteadeira em um quarto infantil?

Claro que de imediato, logo que a criança nasce, ela não precisa de uma penteadeira ou algo do gênero.

Ark2 Arquitetura

Mas, com o passar dos anos, um móvel como esse pode ser incluído, sim, na lista de peças para o quarto.

Por quê? Por várias razões. Uma delas é que a peça pode assumir várias outras funções e acompanhar a pessoa até sua idade adulta, sem precisar ser descartada.

Karla Silva

No começo, a criança pode usar a bancada da penteadeira para fazer seus desenhos e outras artes manuais. Depois, usar o local para fazer seus deveres de casa. Mais tarde, transformar isso numa área fixa de estudos ou trabalho.

E, por fim, acrescentar um espelho e testar, novamente, o seu lado artístico; criando, ao olhar seu reflexo, belos penteados e maquiagens de rosto.

Casacor Bahia e RBP Arquitetura e Interiores

Quais as características das penteadeiras de quartos infantis?

As penteadeiras projetadas para quartos infantis podem seguir duas linhas diferentes. Elas podem ser simples, de cores neutras e linhas retas – se integrando à decoração, mas sem se destacar.

Nicolle do ValeRoberta Santos

Ou podem apresentar um formato diferente, cores vibrantes e detalhes especiais, como puxadores personalizados. Nesse caso, o projetista poderia soltar mais a imaginação e criar algo lúdico, ou seja, alegre e divertido.

LojasKD

Agora que você já recebeu todas estas informações, diga se você acha válida a ideia de colocar uma penteadeira no quarto de bebê?

Estas dicas para usar penteadeira em quartos foi criada pela equipe Viva Decora.

2 thoughts to “Penteadeira: funções para quarto infantil, de bebê e adulto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *